Curso Online de Oratória - Como falar em público e se expressar de maneira confiante. Perca o medo de falar em público e atinja novos patamares em sua vida profissional

Aprenda a criar um discurso motivacional

f compartilhe
Aprenda a criar um discurso motivacional

O discurso motivacional é arte transformada em palavras, um recurso poderoso que vai além de simplesmente falar bem. Qual é o seu objetivo? Incentivar a reflexão ou influenciar as convicções apelando para as nossas emoções. Alguns discursos, "I have a dream" de Martin Luther King, são uma prova de que as palavras podem mudar a história.

Falar em público é um talento muito procurado nas áreas de negócios, política, educação e esporte, porque está associado à liderança. As pessoas que sabem se comunicar bem têm mais capacidade de se conectar com o ambiente, unir equipes e instilar valores. No entanto, essa habilidade, que para algumas pessoas vem naturalmente, pode ser uma luta árdua para outras. Segundo o site Verywell, criado por especialistas em saúde, 75% da população mundial tem medo de falar em público.

O discurso motivacional, que transforma um mero discurso em uma história inspiradora, é o tipo de discurso que qualquer orador aspiraria quando estivesse na frente de dezenas de pessoas. É, sem dúvida, o tipo mais complicado de falar em público e requer um nível mais alto de oratória. Mas não precisamos ficar preocupados em atingir esse nível, porque nem sempre é a melhor abordagem. Antes de fazer um discurso, você deve fazer uma avaliação do público-alvo e quais objetivos você deseja alcançar. A seguir, revisaremos isso e também compartilharemos algumas alternativas:

 Motivacional

O discurso motivacional transmite uma mensagem altamente emocional e seu objetivo é convidar a ação. É característica de líderes muito carismáticos e é útil para lidar com tempos difíceis ou com muita incerteza.

Persuasivo

O objetivo disso é convencer o ouvinte a mudar de idéia ou a agir de uma certa maneira. É um recurso comum em política, publicidade e marketing de vendas.

Informativo

Isso oferece informações e dados interessantes para o público. É útil para apresentar projetos de pesquisa, demonstrar resultados ou fornecer recursos de treinamento para colegas da sua empresa.

Entretenimento

Tem o objetivo de  entreter o público. Geralmente é realizado em um contexto descontraído, mas isso não significa que não deva ser excluído do conteúdo. Informações valiosas podem ser transmitidas com uma dose de humor.

DICAS PARA FALAR PÚBLICO
Como já mencionado, fazer um discurso motivacional não é uma tarefa fácil. Portanto, ao sentar-se para escrevê-lo, lembre-se das seguintes recomendações:

Escreva como você falaria

Existem frases que no papel podem parecer ótimas, mas quando faladas em voz alta podem ser grandiloquentes e devem ser evitadas. A única maneira de provar que escrevemos um discurso natural é lê-lo com carga enquanto o escrevemos.

Conte uma história e seja autêntico

Um discurso deve parecer convincente; portanto, comprometa-se a não inventar nada e, em vez disso, utilize suas próprias experiências. Os principais objetivos a serem almejados são uma introdução que transmita proximidade, desenvolva-a para formar uma conexão altamente significativa e termine com uma conclusão inspiradora.

Crie uma estrutura preliminar

Antes de se sentar para escrever um discurso motivacional, anote em um bloco de notas os principais pontos que você deseja abordar, para tornar mais fácil aprofundar e dar sentido a ele. Se o argumento for claro e ordenado, será mais persuasivo.

Resuma sua mensagem

Resumir o que você quer dizer é a parte mais complexa. Para fazer isso, concentre-se em produzir uma mensagem direta e em não repetir nenhum conceito. Caso contrário, é muito provável que seu público fique entediado e desconectado.

Controlar a comunicação não verbal

Às vezes, não basta ser um bom orador, você precisa saber como transmitir a mensagem para mover seu público. A comunicação não verbal desempenha um papel importante; portanto, esteja atento aos gestos, ao tom da sua voz e aos silêncios.