Curso Online de Oratória - Como falar em público e se expressar de maneira confiante. Perca o medo de falar em público e atinja novos patamares em sua vida profissional

Falar em Público: Uma Habilidade Crítica de Liderança

f compartilhe
Falar em Público: Uma Habilidade Crítica de Liderança

A maioria dos líderes hoje em dia é frequentemente avaliada por suas habilidades em falar de maneira eficaz. Se você ouvir líderes eficazes, uma das habilidades que eles possuem é a capacidade de falar em público. Tornar-se um orador melhor é uma habilidade aprendida e uma arte. Muitos dos líderes de hoje não eram bons oradores públicos no início de suas carreiras.

Ao contrário da leitura e da escrita, falar em público não é uma daquelas habilidades básicas que aprendemos durante os anos escolares. Para aqueles que não têm experiência de falar em público, muitas vezes sentem que sua única opção é escrever todo o discurso, palavra por palavra, e memorizá-lo. Claro, isso não é uma tarefa fácil e consome muito tempo. Além disso, a maioria de nós não escreve como fala. Então, quando tentamos falar as palavras que escrevemos, parece - e soa - estranho.

Como resultado, muitos de nós falham em nossa primeira tarefa de falar em público, o que nos deixa com muitos sentimentos negativos em relação a falar em público. À medida que envelhecemos, evitamos falar em público devido a essa primeira experiência negativa. A boa notícia é que todos nós podemos nos tornar palestrantes melhores com as ferramentas e orientações certas.

Aqui estão algumas dicas curtas para se tornar um orador (e líder) melhor:

NUNCA MEMORIZE SUA DISCURSO OU APRESENTAÇÃO
Em vez de memorizar sua palestra, pense nos principais pontos ou conceitos que deseja discutir e apenas converse sobre eles.

USAR LINGUAGEM CONVERSACIONAL
Aprenda a apenas conversar com seu público. Quando abordamos a fala como uma performance, estamos nos preocupando mais com o que o público está pensando e não focando apenas em ter uma conversa.

PRÁTICA E ENSAIO
A maioria das pessoas não ensaia ou pratica sua apresentação. Pratique sua apresentação em voz alta. Grave sua apresentação, reproduza-a e faça anotações. Ouça o que você disse e como disse, faça as alterações e os ajustes e, em seguida, repreenda e registre novamente a apresentação até se sentir confortável com o que está dizendo e como está dizendo.

FOCO NA SUA MENSAGEM
Não se concentre na platéia. Concentre-se na sua mensagem e em como efetivamente entregá-la. Lembre-se, o público quer que você tenha sucesso. Se você pensa em si mesmo, como soa, como parece, etc., está tirando o foco da sua mensagem e seu nervosismo aumenta.

FAÇA UM CURSO DE ORATÓRIA
A maneira mais rápida de melhorar seu discurso em público é fazer um curso de oratória. Trabalhe com um profissional que possa lhe dar a orientação adequada e ajudar a melhorar e praticar o que lhe foi ensinado. Tornar-se um orador público confiante é alcançado apenas por um esforço concentrado e muita prática. A boa notícia é que sua recompensa virá rapidamente, você se divertirá ao longo do caminho e a confiança que desenvolver melhorará praticamente todas as áreas da sua vida.