Curso Online de Oratória - Como falar em público e se expressar de maneira confiante. Perca o medo de falar em público e atinja novos patamares em sua vida profissional

Como usar perguntas retóricas em seu discurso

f compartilhe
Como usar perguntas retóricas em seu discurso


Uma pergunta retórica é um dispositivo retórico comum no qual um orador pergunta, mas nenhuma resposta é esperada do público. Esta é uma análise verbal abstrata: interferência na qual um falante pede e depois espera por uma resposta.

Você conhece bem essa técnica, mas sabe que pode responder a uma pergunta retórica de pelo menos nove maneiras diferentes? Não? Continue lendo!

Este artigo discute questões retóricas e fornece exemplos

Estratégias, se você fizer perguntas retóricas
Como em outras técnicas de fala, as perguntas retóricas podem ser usadas de várias maneiras, dependendo das necessidades do falante e do idioma.

Raramente é necessário fazer uma pergunta retórica; Quase sempre há outra maneira de transmitir a mesma ideia sem perguntar. Mas questões retóricas, como outros dispositivos retóricos, dão variedade e interesse à fala.

Aqui estão nove dicas retóricas que podem ser encontradas (geralmente em combinação) com uma pergunta retórica cuidadosamente criada:

1ª Dica Retórica:
Converse com o público para pensar em uma pergunta retórica

O uso mais comum de uma pergunta retórica é fazer seu público pensar. Se todo o seu discurso for uma série de declarações, seu público poderá ouvir passivamente e absorver pouco. Por outro lado, você pode expressá-las em seu discurso convidando-as a refletir sobre seus argumentos. Isso é mais eficaz quando solicitado a refletir sobre um tópico de uma nova perspectiva.

2ª Dica Retórica:
Peça aos ouvintes que concordem com você, fazendo uma pergunta retórica.

Para convencer seu público, eles devem considerá-lo credível. Uma maneira de ganhar credibilidade é convencer seus ouvintes de que eles são semelhantes entre si e compartilham suas crenças. Uma maneira de fazer isso é fazer uma pergunta retórica em que os eleitores concordam com você, talvez até de acordo.

3ª Dica Retórica:
Agite as emoções fazendo uma pergunta retórica.

Oradores eficazes sabem como criar emoções na platéia. Perguntas retóricas fazem isso, tornando o público um parceiro em suas mensagens emocionais. Em vez de transmitir mensagens emocionais unilaterais, você pode se envolver emocionalmente com o público mais profundamente, vinculando-o a uma pergunta retórica.

A terceira versão é mais forte porque desencadeia uma reação emocional quando o público pensa: "Nada! Você não fez nada!"

4ª Dica Retórica:
Enfatize uma afirmação anterior com uma pergunta retórica.

Perguntas retóricas podem ser usadas como um ponto de exclamação em uma declaração anterior. Embora a declaração anterior possa ser factual, uma pergunta retórica força o público a pensar sobre isso.

5. Dica de retórica:

Chame a orientação errada com uma pergunta retórica.

O uso cuidadoso da orientação incorreta em um discurso é uma maneira eficaz de gerar surpresa para o público, resultando em participantes ativos. Uma forma de enganar é que você faz uma declaração que leva em uma direção e, em seguida, uma instrução que puxa na direção oposta.


6. Dica de Retórica:

Faça e responda a uma pergunta retórica que seu público possa pensar.

Uma análise completa do público-alvo deseja revelar muitas perguntas que seus membros possam ter. Ao fazer a pergunta e responder imediatamente, em vez de aguardar suas perguntas (por exemplo, em uma sessão de perguntas e respostas), você pode resolvê-las no corpo do seu discurso.