Curso Online de Oratória - Como falar em público e se expressar de maneira confiante. Perca o medo de falar em público e atinja novos patamares em sua vida profissional

As 5 razões de porque falar em público é importante

f compartilhe
As 5 razões de porque falar em público é importante

A mídia social pode ser eficaz, mas o quanto é importante comunicar ao vivo e pessoalmente? Aqui estão as 5 melhores razões pelas quais falar em público é vital profissionalmente e pessoalmente.


De todas as habilidades transformacionais que você pode adquirir para ter sucesso nos negócios, falar em público está no topo da lista. Ser bem falado e articulado em sua comunicação interpessoal também é, naturalmente, um grande patrimônio pessoal.
Muitas pessoas, como todos sabemos, temem falar em público, ou pelo menos vê-lo com dúvidas e resignação. No entanto, pode ser um acelerador em termos de visibilidade e promoção profissional. E como treinador de fala, eu acredito firmemente que quanto mais você abraçá-lo, mais você vai gostar, assim como se tornar muito melhor nisso. E sim, todas essas coisas importam mesmo na era da mídia social.
 

Abaixo estão as cinco melhores razões para tornar o discurso público uma parte mais central do seu pensamento e desenvolvimento de habilidades. Você não tem nada a perder, exceto não ser suficientemente reconhecido e aplaudido!


Falar em público pode levar a promoção ... e glória!
Entre meus clientes estão profissionais que sofrem de ansiedade na fala. O nível de medo do palco que sofrem impede-os de falar em público e, muitas vezes, os faz evitar situações em que terão de falar em público.
Obviamente, se seu chefe lhe pedir para falar e você encontrar uma desculpa a cada vez, ele ou ela começará a procurar em outro lugar por alguém que aceitará essas atribuições faladas. É uma pena, porque há poucas situações em que você ganhará mais visibilidade do que entregar uma apresentação importante. E pregar uma palestra de alto risco é ouro puro por ser considerado para uma promoção, ou ganhar alguma glória pessoal em sua empresa ou indústria.


Falar em público pode alcançar todos rapidamente
Além do prazer e do progresso profissional que podem advir da apresentação, é este fato: falar em público é uma forma extremamente eficiente de comunicação. Como ator, costumo refletir antes de uma apresentação sobre a dinâmica do teatro: um, dois ou um pequeno grupo de artistas que enfrentam centenas ou até milhares de espectadores.
Sua situação quando você faz sua fala ou apresentação é exatamente a mesma. Mesmo que você esteja apresentando apenas para sua equipe de uma dúzia de pessoas, essa é uma proporção de 1:12. Fale na frente de sua empresa ou saiba como ser um palestrante na sua próxima conferência, e você está se aproximando ou igualando a equação do ator. Que maneira incrível de alcançar todos de maneira confiável e rápida. Pense nisso: você prefere falar com 200 membros da audiência de uma só vez ou ter duzentos conversas individuais?


Falar em público ajuda sua mensagem a ganhar vida
Embora estejamos inundados de dados no século 21, cometemos um erro se pensarmos que a informação bruta é toda a história. Nunca poderia ser, contanto que nós seres humanos transmitamos o que importa para outras partes interessadas.
E aí você tem a essência de falar em público. Cabe a você transmitir aos ouvintes o que isso significa, por que você está comprometido com suas ideias e, mais importante, por que isso é importante para elas. Alguns de meus clientes são empresários ou CEOs que entendem não apenas por que sua startup é única, mas também como é vital colocar a empresa nas telas de radar das pessoas. Eles precisam divulgar a mensagem. Nenhuma planilha eletrônica fará isso de forma tão dinâmica e poderosa quanto eles, ajudando as pessoas a entender por que deveriam ouvir.


Falar em público une sua empresa
Um dos benefícios do treinamento corporativo no local é que todos estão na mesma sala juntos, aprendendo uns com os outros. Todos os barcos definitivamente sobem quando uma equipe inteira experimenta a maré de desenvolvimento de habilidades como uma unidade coesa. Isso é ainda mais verdadeiro quando as pessoas em sua empresa tendem a trabalhar de forma independente, em seus próprios silos.
Como o treinamento, uma situação de falar em público é uma forma de reunir todo mundo para ouvir algo que é importante para todos eles. Chame de desculpa para isso se você quiser - não importa. Coisas emocionantes acontecem dentro da sinergia de uma reunião pública de pessoas com o mesmo espírito, que é sempre maior que a soma de suas partes. Você pode até criar um escritório de palestrantes em sua organização, para que seus funcionários tenham a chance de falar na frente dos outros todos os meses no trabalho. A partir desse começo modesto, você pode criar uma lista de funcionários para falar em seu setor.

Falar em público constrói sua confiança
Um dos prazeres muitas vezes inesperados de falar em público é como ele cria confiança. Uma história do meu trabalho como instrutor corporativo: frequentemente incluo um exercício de fala improvisado no treinamento em grupo. Há sempre gemidos e até mesmo uivos de protesto quando eu anuncio o exercício. No entanto, no final do dia, posso contar com pelo menos uma pessoa para dizer (às vezes o grupo inteiro afirma): "Você sabe do que eu mais gostei neste workshop? ... O exercício improvisado".

Saber que você pode ficar na frente de uma tribo inteira - às vezes completos estranhos - e tecer sua magia, é um poderoso elixir para uma maior confiança. E se você achar que, ao invés de suportar falar em público, você realmente gosta disso, tanto melhor. O fato de que suas conversas pessoais e interações também podem se beneficiar de falar em público, bem, isso é apenas a cereja do bolo, não é?